ESCOLA:..................
SÉRIE: 1º ano
PROFESSORA: Kelly Caroline Cerutti
ÁREA DO CONHECIMENTO: Interdisciplinar (Cinco Sentidos)
I. Objetivos de aprendizagem:
· Conhecer a imagem do seu próprio corpo, descobrindo aos poucos seus limites e reconhecer as sensações que ele proporciona;
· Conhecer a importância dos órgãos dos sentidos para nossa sobrevivência;
· Conhecer e identificar os cinco sentidos;
· Compreender a importância dos sentidos;
· Sensibilizar para as dificuldades enfrentadas pelos portadores de algumas deficiências nos órgãos dos sentidos;
· Incentivar a perceber a funcionalidade de cada órgão dos sentidos;
· Estimular o autoconhecimento;
· Incentivar a exploração do meio a sua volta através dos órgãos dos sentidos;
· Conscientizar para manutenção da saúde dos órgãos dos sentidos;
· Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
· Estimular o gosto e o hábito da leitura;
· Compreender por meio da leitura o lado humano, a solidariedade e a cooperação;
· Desenvolver o raciocínio lógico matemático, aliando a sua vida diária;
· Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático usando os sentidos;
II. Conteúdos
· Partes do corpo que compõe os cinco sentidos;
· Os órgãos do sentido;
· Cantigas sobre o tema;
· Matemática dos sentidos;
· Produção textual coletiva;
· Exploração oral e escrita;
III. Metodologia:
· Pesquisa de opinião;
· Tempestade de idéias;
· Contato com diversos tipos de texto referentes ao tema;
· Cantigas de roda, adivinhas e histórias;
· Cruzadinhas;
· Formação de jogos de memória a partir dos sentidos
· Brincadeiras que demonstrem e reforcem as funções dos órgãos dos sentidos;
· Aulas expositivas, discussões em que os alunos verbalizem seus conhecimentos e opiniões sobre o assunto,
· Assistirão a um filme que demonstre a dificuldade que as pessoas com deficiências em algum dos órgãos enfrentam,
· Passeio pelas proximidades da escola com objetivo de mostrar a utilização dos sentidos na percepção de objetos,
· Confecção de um livro sobre o tema e uma gincana com brincadeiras que reforcem ludicamente o conhecimento adquirido.
IV. Recursos
· Livros de Literatura Infantil;
· Aparelho de TV e DVD;
· Radio e CDs;
· Folhas de papel A4;
· Lápis de cor,
· Canetas;
· Lápis;
· Caixas;
· Objetos diversos;
· Alimentos;
V. Avaliação
· A avaliação será um processo continuo observando os registros realizados durante o acontecimento de todas as atividades. Serão levados em conta, aspectos como envolvimento de cada um nas atividades, interação com outro e troca de informações, domínio e desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos, os trabalhos realizados pelas crianças, iniciativa e criatividade, além da colaboração para realização dos trabalhos. E pelas conversas e questionamentos da roda da conversa, pois ali será possível verificar se ouve êxito nos objetivos e também na resolução das atividades propostas.
VI. Referências:
MARQUES, Cristina; TOLEDO, Nana. Rima da Audição. Blumenau: Estúdio Criação, 2005.
MARQUES, Cristina; TOLEDO, Nana.Rima da Visão. Blumenau: Estúdio Criação, 2005.
MARQUES, Cristina; TOLEDO, Nana. Rima do Olfato. Blumenau: Estúdio Criação, 2005.
MARQUES, Cristina; TOLEDO, Nana. Rima do Tato. Blumenau: Estúdio Criação, 2005.
MARQUES, Cristina; TOLEDO, Nana. Rima do Paladar. Blumenau: Estúdio Criação, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário