domingo, 31 de julho de 2011

Plano de Aula Cinco sentidos (Interdisciplinar)



ESCOLA:..................
SÉRIE: 1º ano
PROFESSORA: Kelly Caroline Cerutti
ÁREA DO CONHECIMENTO: Interdisciplinar (Cinco Sentidos)


I. Objetivos de aprendizagem:

·         Conhecer a imagem do seu próprio corpo, descobrindo aos poucos seus limites e reconhecer as sensações que ele proporciona;
·         Conhecer a importância dos órgãos dos sentidos para nossa sobrevivência;
·         Conhecer e identificar os cinco sentidos;
·         Compreender a importância dos sentidos;
· Sensibilizar para as dificuldades enfrentadas pelos portadores de algumas deficiências nos órgãos dos sentidos;
· Incentivar a perceber a funcionalidade de cada órgão dos sentidos;
· Estimular o autoconhecimento;
· Incentivar a exploração do meio a sua volta através dos órgãos dos sentidos;
· Conscientizar para manutenção da saúde dos órgãos dos sentidos;
·         Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
·         Estimular o gosto e o hábito da leitura;
·         Compreender por meio da leitura o lado humano, a solidariedade e a cooperação;
·         Desenvolver o raciocínio lógico matemático, aliando a sua vida diária;
·         Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático usando os sentidos;


II. Conteúdos

·         Partes do corpo que compõe os cinco sentidos;
·         Os órgãos do sentido;
·         Cantigas sobre o tema;
·         Matemática dos sentidos;
·         Produção textual coletiva;
·         Exploração oral e escrita;


III. Metodologia:

·         Pesquisa de opinião;
·         Tempestade de idéias;
·         Contato com diversos tipos de texto referentes ao tema;
·         Cantigas de roda, adivinhas e histórias;
·         Cruzadinhas;
·         Formação de jogos de memória a partir dos sentidos
·         Brincadeiras que demonstrem e reforcem as funções dos órgãos dos sentidos;
·         Aulas expositivas, discussões em que os alunos verbalizem seus conhecimentos e opiniões sobre o assunto,
·         Assistirão a um filme que demonstre a dificuldade que as pessoas com deficiências em algum dos órgãos enfrentam,
·         Passeio pelas proximidades da escola com objetivo de mostrar a utilização dos sentidos na percepção de objetos,
·         Confecção de um livro sobre o tema e uma gincana com brincadeiras que reforcem ludicamente o conhecimento adquirido.


IV. Recursos

·         Livros de Literatura Infantil;
·         Aparelho de TV e DVD;
·         Radio e CDs;
·         Folhas de papel A4;
·         Lápis de cor,
·         Canetas;
·         Lápis;
·         Caixas;
·         Objetos diversos;
·         Alimentos;


V. Avaliação

·         A avaliação será um processo continuo observando os registros realizados durante o acontecimento de todas as atividades. Serão levados em conta, aspectos como envolvimento de cada um nas atividades, interação com outro e troca de informações, domínio e desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos, os trabalhos realizados pelas crianças, iniciativa e criatividade, além da colaboração para realização dos trabalhos. E pelas conversas e questionamentos da roda da conversa, pois ali será possível verificar se ouve êxito nos objetivos e também na resolução das atividades propostas.

VI. Referências:

MARQUES, Cristina; TOLEDO, Nana. Rima da Audição. Blumenau: Estúdio Criação, 2005.

MARQUES, Cristina; TOLEDO, Nana.Rima da Visão. Blumenau: Estúdio Criação, 2005.

MARQUES, Cristina; TOLEDO, Nana. Rima do Olfato. Blumenau: Estúdio Criação, 2005.

MARQUES, Cristina; TOLEDO, Nana. Rima do Tato. Blumenau: Estúdio Criação, 2005.

MARQUES, Cristina; TOLEDO, Nana. Rima do Paladar. Blumenau: Estúdio Criação, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário