domingo, 31 de julho de 2011

Paper: Literatura Infantil: A importancia de contar histórias

LITERATURA INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIAS


Kelly Caroline Cerutti

Prof. Joel Luís Corrêa

               Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 8431) – Prática Educativa Módulo V
30/07/2011


RESUMO

No mundo de hoje a mídia está substituindo, cada vez mais, o diálogo nas famílias o uso da contação de histórias, dos contos de fadas, lendas da Literatura Infantil assim diminuindo as oportunidades de desenvolvimento da imaginação infantil. O meio mais importante para atingir esse objetivo é a contação de histórias e a leitura, conduzidas num ambiente agradável para a criança. Contar ou ler histórias requer certo preparo utilizando técnicas que vai desde a escolha do texto até a sua apresentação. É no contar histórias que podem estimular seus filhos a fantasiar e trazer de alguma forma esta história de sua realidade. Esta busca de literatura se faz em grandes livros infantis, escritos por grandes autores, mas para que a criança possa fantasiar esta história, os pais e professores devem saber como transmitir isto a criança usando técnicas e todos os artifícios da contação de histórias.Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este trabalho vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          
Palavras-chave: Literatura Infantil, Contação de Histórias, Importância, Criança.

1 INTRODUÇÃO


Vivemos numa época que se esqueceu da fantasia e da imaginação. Precisamos urgentemente viver as fábulas, as lendas, os mitos e os contos de fadas. Reviver esses momentos de infância nos faz reencontrar com fadas, bruxas, princesas, ogros, reis e tantos outros personagens do maravilhoso mundo encantado, para que assim podermos passar para as crianças esse gosto pela literatura. Vou levar através desse trabalho a conhecer a importância desse mundo de contar histórias de contos de fadas, de lendas, e de conhecer quem foi o grande Monteiro Lobato pai da Literatura Infanto-Juvenil no Brasil e também aprender algumas técnicas de contação de histórias.

A Literatura Infantil abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso colocado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos que a sociedade produz. Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.

As histórias fazem parte da vida da criança desde quando bebê, através da voz amada, dos acalantos e das canções de ninar, que mais tarde vão dando lugar as cantigas de roda, a histórias curtas sobre crianças, animais ou natureza. Aqui, crianças bem pequenas, já demonstram o interesse pelas histórias, batendo palmas, sorrindo, sentindo medo ou imitando algum personagem. Nesse sentido, é fundamental para a formação da criança que ela ouça muitas histórias desde a infância.


2 A IMPORTANCIA DE CONTAR HISTÓRIAS

Contar histórias é a mais antiga das artes. Nos velhos tempos, o povo assentava ao redor do fogo para esquentar, alegrar, conversar, contar casos. Pessoas que vinham de longe de suas pátrias contavam e repetiam histórias para guardar suas tradições e sua língua. As histórias se incorporam à nossa cultura. Ganharam as nossas casas através da doce voz materna, das velhas babás, dos livros coloridos, para encantamento da criançada. E os educadores, sempre à procura de técnicas e processos adequados à educação das crianças, descobriram esta “mina de ouro” as histórias.
Parte importante na vida da criança desde a mais tenra idade, a literatura constitui alimento precioso para sua alma. É conhecendo a criança e o mistério delicioso do seu mundo que podemos avaliar todo o valor da literatura em sua formação. As crianças têm um mundo próprio, todo seu, povoado de sonhos e fantasias.

No sentido da língua, particularmente, as histórias enriquecem a experiência, desenvolvem a capacidade de dar sequência lógica aos fatos, dão o sentido da ordem, esclarecem o pensamento, educam a atenção, desenvolve o gosto literário, fixam e ampliam o vocabulário, estimulam o interesse pela leitura, desenvolvem a linguagem oral e escrita.

A arte de contar histórias caminha com a história da humanidade, com as mudanças provocadas pelas descobertas e com o deslocamento do homem durante toda sua existência nesse planeta. Desde que o mundo é mundo, ou talvez, como começam os contos de fada desde o tempo do “era uma vez...”, o ser humano conta histórias. Apesar das diferenças regionais e da característica singular de cada sujeito e de cada época.

Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar mais ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa.

“O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo (a mesma história ou outra). Afinal, tudo pode nascer dum texto!” (ABRAMOVICH, 1995, p. 23)

O primeiro contato da criança com as histórias é quando os pais, avós conta-lhe diversos tipos de histórias. Toda criança gosta de ouvir como nasceu como ela era o que fazia, ela passa a interagir com as histórias, acrescenta detalhes. Essas histórias reais são fundamentais para que a criança construa sua identidade, e compreenda melhor as relações familiares.

A leitura é uma forma exemplar de aprendizagem, é um dos meios mais eficazes de desenvolvimento da linguagem e da personalidade. É ouvindo histórias que se podem sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais.

 “É através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula...”. (ABRAMOVICH, 1995, p. 17).

Então, para que o indivíduo possa formar a sua própria identidade ele precisa recriar a realidade e imaginá-la por meio da leitura do “conto de fadas, por que “a vida [realidade] só é possível reinventada” (MEIRELES, 2000, p.48) e porque todos nós precisamos da mágica do sonho para viver. A partir de histórias simples, a criança começa a reconhecer e interpretar sua experiência da vida real. Num mundo hoje tão cheio de tecnologias, onde as informações estão prontas, a criança não tiver a oportunidade de provocar seu imaginário, poderá no futuro, ser um indivíduo sem criticidade, pouco criativo, sem sensibilidade para compreender sua própria realidade.

Portanto, garantir a riqueza da vivência narrativa, ou seja, de contar histórias desde os primeiros anos de vida da criança contribui para o desenvolvimento do seu pensamento lógico e também de sua imaginação, que segundo Vigotsky caminham juntos: “a imaginação é um momento totalmente necessário, inseparável do pensamento realista”.

Ao trazer a literatura infantil para a sala de aula, o professor estabelece uma relação dialógica com o aluno, o livro, sua cultura e a própria realidade. Além de contar ou ler a história, ele cria condições em que a criança trabalhe com a história a partir de seu ponto de vista, trocando opiniões sobre ela, assumindo posições frente aos fatos narrados, defendendo atitudes e personagens, criando novas situações através das quais as próprias crianças vão construindo uma nova história. Uma história que retratará alguma vivência da criança, ou seja, sua própria história. De acordo com Abramovich (1995, p.17),

(...) ler histórias para crianças, sempre, sempre... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever dum autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento... É também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões (como as personagens fizeram...). É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos - dum jeito ou de outro - através dos problemas que vão sendo defrontados, enfrentados (ou não), resolvidos (ou não) pelas personagens de cada história (cada uma a seu modo)... É a cada vez ir se identificando com outra personagem (cada qual no momento que corresponde àquele que está sendo vivido pela criança)... E, assim, esclarecer melhor as próprias dificuldades ou encontrar um caminho para a resolução delas...

É importante que o livro seja tocado pela criança, folheado, de forma que ela tenha um contato mais íntimo com o objeto do seu interesse. A partir daí, ela começa a gostar dos livros, percebe que eles fazem parte de um mundo fascinante, onde a fantasia apresenta-se por meio de palavras e desenhos. É preciso ajudar a criança a descobrir o que eles podem oferecer. Assim, pais e professores têm o papel fundamental nesta descoberta: serem estimuladores e incentivadores da leitura.

(...) é ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade, e tantas outras mais, e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve - com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar... Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário! (ABRAMOVICH, 1995, p. 17).

Na história, a criança se projeta momentaneamente nos personagens e penetra no mundo da fantasia, vivenciando um contato mais estreito com seus sentimentos e elaborando seus conflitos e emoções. Desta maneira, ela cresce e se desenvolve.

A história funciona como uma ponte entre o real e o imaginário. Como bem o explica AROEIRA, (1996, p.141), ”Por meio da história, a criança observa diferentes pontos de vista, vários discursos e registros da língua. Amplia sua percepção de tempo e espaço e o seu vocabulário”. Ela desenvolve a reflexão e o espírito crítico, pois a partir da leitura, "Ela pode pensar, duvidar, se perguntar, questionar..." (ABRAM0VICH, 1997, p. 143). Assim sendo que a Literatura Infantil é fonte inesgotável de assuntos para melhor compreender a si e ao mundo.

Ler não é decifrar palavras. A leitura é um processo em que o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, apoiando-se em diferentes estratégias, como seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e de tudo o que sabe sobre a linguagem escrita e o gênero em questão. (RCNEI, 1998, p. 144).

Os RCNEI sugerem que,

[...] os professores deverão organizar a sua prática de forma a promover em seus alunos: o interesse pela leitura de histórias; a familiaridade com a escrita por meio da participação em situações de contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos; escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor; escolher os livros para ler e apreciar. Isto se fará possível trabalhando conteúdos que privilegiem a participação dos alunos em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc. propiciar momentos de reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor. RCNEI, (1998, vol.3, p. 117-159).

 Por meio do processo de identificação, o leitor infantil vive intensamente essas situações na pele das personagens e com elas sofre, luta, se alegra e se sai vitorioso no final. Com esse exercício, ele aprende a reconhecer as suas próprias dificuldades e como lidar com elas também. Ele está aprendendo a se reconhecer melhor e também a conhecer o mundo que o cerca. COELHO explica que:

[...] a literatura infantil vem sendo criada, sempre atenta ao nível do leitor a que se destina... e consciente de que uma das mais fecundas fontes para a formação dos imaturos é a imaginação – espaço ideal da literatura. É pelo imaginário que o eu pode conquistar o verdadeiro conhecimento de si mesmo e do mundo em que lhe cumpre viver. (COELHO, 2000 p.141).

Concluímos, portanto que, a Literatura Infantil é importante sob vários aspectos. Quanto ao desenvolvimento cognitivo, ela proporciona às crianças meios para desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos processos de aprendizagem. Estas habilidades podem ser observadas no aumento do vocabulário, nas referências textuais, na interpretação de textos, na ampliação do repertório lingüístico, na reflexão, na criticidade e na criatividade. Estas habilidades propiciariam no momento de novas leituras a possibilidade do leitor tirar suas próprias conclusões e novas releituras, agindo, assim, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem não só da língua, mas também das outras disciplinas.         


2.1 A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS

Os contos de fadas são de fundamental importância para que a criança descubra o seu eu. É através do “Era uma vez” que a criança vai entrar para o mundo da fantasia.

Ao observarmos a origem dos chamados "clássicos" da Literatura Infantil, os contos de fadas verão que eles surgiram de histórias da tradição oral ou falada. São histórias contadas e recontadas oralmente que fazem parte da cultura e que são depois registradas na forma escrita.

De acordo com Coelho (1995, p.31) temos que, "A função pedagógica dos Contos de Fadas, quase como regra, era afastar os pequenos dos perigos... além disso, encontra-se em muitos desses contos a defesa de valores como a virtude, o trabalho e a esperteza".

Era uma vez um mundo novo no imaginário de uma criança, com personagens que vivem conflitos e heróis que trazem esperanças renovadas. Histórias que começam com princesas maltratadas e príncipes solitários e terminam com casais felizes fazem parte do universo dos contos de fadas. De geração em geração, Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho são histórias que permanecem intactas e o mais interessante é a razão de todo o processo que envolve essas lendas infantis.

A permanência dos contos de fadas ao longo do tempo ocorre, justamente, porque atende aos apelos do ser humano. Eles respondem às nossas necessidades, angústias, medos e, de forma inconsciente explicam a realidade. As crianças demonstram grande interesse porque essas histórias apresentam de alguma forma, a solução para seus medos e angústias. Medo de ser abandonado pelos pais, de escuro, de bichos e tantos outros. Medos que fazem parte da insegurança natural de uma criança. Em contato com a história a criança projeta seu mundo nos personagens e eles atuam de modo a colaborar na resolução desses sentimentos. Muitos processos ocorrem quando a criança escuta uma historinha. Ela se identifica, sofre, comemora, enfim, vivencia de forma inconsciente a historia que está ouvindo. E, com isso, consegue criar dentro de si ferramentas para vencer os dramas superados pelos personagens, uma vez que eles mesmos mostram que venceram.

Para Bettelhein, (1990, p.197) "(…) O conto de fadas é a cartilha onde a criança aprende a ler sua mente na linguagem das imagens, a única linguagem que permite a compreensão antes de conseguirmos a maturidade intelectual". Assim, cada criança, particularmente, procurará no conto de fadas, um significado diferente de acordo com as suas necessidades e interesses em cada fase de sua vida.

Historinhas do Bem: Não só os pais, mas a escola também deve incentivar a leitura e outras atividades relacionadas aos contos. De acordo com Góes (1984, p.120):

Nos contos de fadas o mal é tão onipresente quanto à virtude. Na vida também. E esta dualidade coloca o problema moral e requisita a luta para resolvê-lo. A forma e a estrutura dos contos de fadas sugerem imagens às crianças com as quais elas podem estruturar seus devaneios e com eles dar melhor direção para sua vida. 

Quando se identifica com um conto, a criança presta atenção, pede para o adulto repetir a história e até corrige, quando sente falta de algum trecho. Enfim, demonstra seu interesse, que se justifica porque o conto lhe traz elementos que fazem sentido de modo inconsciente.

De acordo com Oliveira (2011)

É nesse sentido que a Literatura Infantil e, principalmente, os contos de fadas podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta. O maniqueísmo que divide as personagens em boas e más, belas ou feias, poderosas ou fracas, etc. facilita à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou convívio social.

A finalidade dos Contos de Fadas nada mais é do que a abertura para novas descobertas, um universo totalmente novo e extraordinário bem próximo da realidade infantil.


2.2 A IMPORTÂNCIA DAS LENDAS

Sem dúvida, as lendas é uma ferramenta fundamental para conhecer e investigar as distintas culturas já que guardam uma série de saberes coletivos ancestrais que representam a diversidade dos povos que dão origem a cada uma delas. Lenda pode expressar a forma de viver, pensar e agir de um povo.

“A Lenda não é mais que o pensamento infantil de sua humanidade em sua primeira etapa. E tudo era causa de lenda para o homem” (GÓES, 1984, p. 106).

O desenvolvimento do interesse, e hábitos permanentes de leitura é um processo que deveriam principiar no lar e aperfeiçoar-se na escola continuando pela vida afora.

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Para isto o professor deve conhecer o histórico da literatura infantil, conceitos de linguagem e leitura, estar consciente sobre a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboçar algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler. Sendo assim, trabalhar contos, fábulas e lendas que conforme Góes (1984 p. 106) “Todas traduzem uma totalidade de experiência, ciência, conhecimento, que uns procuram transmitir aos outra como lição de moral para seu futuro, como profecia, ou conselhos práticos para uma possível felicidade humana”. De maneira prazerosa e criativa com crianças pequenas vai criar hábitos de leitura e o gosto pela contação de histórias, e estarão nascendo ai os leitores e escritores do futuro.


2.3 A IMPORTÂNCIA DE MONTEIRO LOBATO PARA A LITERATURA INFANTIL

Monteiro lobato foi um cara que conquistou jovens e crianças. Sua obra do sitío do pica pau amarelo foi uma grande obra. Porque fala de personagens que mostra uma lição para nossa vida.

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.

Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo.

Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias.

Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

            Oliveira (2011) cita Monteiro Lobato em seu artigo:

Foi Lobato que, fazendo a herança do passado submergir no presente, encontrou o novo caminho criador de que a Literatura Infantil brasileira estava necessitando.

Seu sucesso imediato entre os pequenos leitores ocorreu de um primeiro e decisivo fator: a realidade comum e familiar à criança, em seu cotidiano, é, subitamente, penetrada pelo maravilhoso, com a mais absoluta verossimilhança e naturalidade. Com o crescimento e enriquecimento do fabuloso mundo de suas personagens, o maravilhoso passa a ser o elemento integrante do real. Assim é que personagens "reais" (Lúcia, Pedrinho, D. Benta, Tia Nastácia, etc.) têm o mesmo valor das personagens "inventadas" (Emília, Visconde de Sabugosa e todas as personagens que povoam o universo literário lobatiano).

A vasta produção de Lobato, na área de Literatura Infantil, engloba obras originais, adaptações e traduções. Dentre os originais estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde"; "O Picapau Amarelo" e "A Chave do Tamanho".

Nas adaptações, Lobato preocupou-se com um duplo objetivo: levar às crianças o conhecimento da tradição, o conhecimento do acervo herdado e que lhes caberá transformar; e também questionar, com elas, as verdades feitas, os valores e não-valores que o tempo cristalizou e que cabe ao presente redescobrir e renovar. Nesse sentido, merecem destaque: "D. Quixote das Crianças"; "O Minotauro" e a mitologia grega na série "Os Doze Trabalhos de Hércules".

Seu trabalho como tradutor foi extremamente fecundo, foram numerosíssimas as obras importantes traduzidas, das quais merecem especial relevo: "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll; "O Lobo e o Mar" de Jack London; "Pollyana" e "Pollyana Moça" de Eleanor Porter; "Novos Contos" de Andersen e "Contos de Fadas" de Perrault.

A genialidade e singularidade de Monteiro Lobato foi mostrar o maravilhoso como possível
de ser vivido por qualquer um. Com a mistura do mundo imaginário com a realidade concreta, ele mostra, no mundo cotidiano, a possibilidade de ali acontecerem aventuras maravilhosas que, em geral, só eram possíveis nos contos de fadas, ou no mundo da fábula, e, mesmo assim, vividas por seres extraordinários.
Se há algo que Lobato sempre recusou em seus textos foi o sentimentalismo tão em voga em sua época. Substituiu-o pela irreverência gaiata, pelo humor e pela ironia. Também nas muitas adaptações que fez de livros clássicos da Literatura Infantil, eliminou a sentimentalidade piegas.

Emília é a personagem mais importante para se compreender o universo lobatiano. Ela revela-se como o protótipo-mirim do "super-homem", com sua vontade e domínio, além de exacerbado individualismo. Como intenção de valorização, aparece o espírito líder que caracteriza a boneca, a obstinação com que ela sabe querer as coisas, ou como mantém seus pontos de vistas e opiniões. Positiva, também, são sua incessante mobilidade e sua curiosidade aberta para tudo. Com intenção de sátira dos desmandos sociais, apresenta-se o consciente despotismo com que Emília age em certos momentos.

Monteiro Lobato foi um grande homem para nossa história da literatura infantil foi com ele que tudo começou aqui no Brasil. Ele fez um universo enriquecido de personagens folclóricos para as crianças, que marcou e ainda marca até hoje, Monteiro lobato fez questão de mostrar nossa cultura brasileira e valorizar o folclore nacional, ele foi sem duvida o pai da literatura infanto- juvenil brasileira.


3. TÉCNICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A arte de contar histórias é uma prática milenar que se teve seu início desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral. A contação de histórias age na formação da criança em várias áreas. Contribui no desenvolvimento intelectual, pois desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores e dos universos da realidade e da ficção, dos cenários, personagens e ações que são narradas em cada história.

O bom contador de histórias precisa ler muito, ele tem que recorrer às fontes e pesquisar. É preciso ler bastante sobre essa arte. Já tem muita literatura sobre essa narrativa, oralidade, história oral que se encontra em muitas fontes bibliográficas.

Ouvir histórias faz com que as crianças se familiarizem com os sons e com a nossa língua, o que facilita a linguagem oral. Existem inúmeras formas de se contar uma história. A contação de histórias é um momento mágico cheio de imaginação e criatividade, propiciando a criança a aumentar seu vocabulário, e adquirem recursos para interpretar o mundo.

Acredito que o bom contador de história deve acreditar na história e saber qual seu objetivo, o que eu quero contando aquela história, se envolver e vibrar com ela. Devemos ser naturais, pois uma boa história não precisa de muitas vozes, ruídos e gestos excessivos.  Na história é preciso um pouco de mistério, suspense, pois ela é apenas um começo, o resto quem conta é o ouvinte com sua imaginação. A moral da historia é criada por cada pessoa individualmente cada um tem seu modo de ver e de entender.

Quanto mais praticamos a contação de histórias, melhores ficarão nossas técnicas. Testando novos métodos, e sendo criativo fazendo com que a criança entre na história, se sinta como se estivesse lá sendo o protagonista da história.  Contar uma história é fazer a criança sentir-se identificada com os personagens. É trazer todo o enredo à presença do ouvinte e fazer com que ele se incorpore à trama da história.

Existe varias maneiras de iniciar uma história, podemos dizer: Na época em que os homens e os animais falavam a mesma língua... ; Histórias vêm e vão... ; Era uma vez, um tempo que ninguém lembra quando e onde... ; Era uma vez e uma vez antes dessa... ; Era uma vez, não no tempo de vocês, nem no meu... ; Era uma vez, bem, não que eu estivesse lá, mas me contaram... .

E para terminar a história também tem muitas maneiras como: E assim aconteceu, o que eu acabei de contar, que gostou tudo bem! Quem não gostou azar! ; E agora a história é de vocês... ; E essa história não é real, mas deveria ser... ; E que a beleza dessa história pertençam aos que escutaram... ; Se você acha que a história não é verdadeira plante uma bananeira! ; Nessa você pode acreditar, pois é verdadeira, eu trouxe da minha cidade que é de Jaraguá... ; E como diz o ditado, conto contado é conto acabado! Quem gostou da história bata palmas e quem não gostou que conte outra! .

Hoje temos inúmeras variedades de livros para que possamos contar histórias e quando ela é trabalhada de maneira adequada, contribui para que as crianças se desenvolvam e ampliem suas habilidades essenciais para a sua vida pessoal e estudantil.   


4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Entendeu – se que por meio das histórias podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem e proporcionando às crianças o exercício da imaginação e da criatividade. Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, como a comparação, relações temporais e espaciais, entre outros, e, estimulam a construção de valores éticos que fundamentam a cidadania.
Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.

Ao contar histórias para um grupo de crianças, assume-se um importante papel muito importante nesse processo, sendo um agente formador de pessoas melhores, mais concentradas, criativas e ágeis para encontrar soluções na vida prática.

Conclui que a literatura na infância é o meio mais eficiente de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade: é um passaporte para vida e para a sociedade. É na infância que se adquire o gosto de ler, por isso que é de suma importância a contação de histórias.

A arte de contar histórias requer o lúdico, a capacidade imaginativa, criadora e também poções mágicas de inventar e criar usando diversos tipos de recurso e técnicas para que a contação de histórias aconteça. Por isso nós como professores/educadores devemos brincar um pouquinho de “fada madrinha” e... “PIRLIM PIM PIM!!!” o mundo mágico da literatura infantil e da contação de histórias acontece.


REFERÊNCIAS

ABRAMOVICH, Fanny.  Literatura infantil: gostosuras e bobices.  5. ed.  São Paulo : Scipione, 1995.


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.


AROEIRA, M.; SOARES, M.; MENDES, R. Didática de pré-escola: vida e criança: brincar e aprender. São Paulo: FTD, 1996.


BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.


BRASIL, Mec. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.


COELHO, N. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000. 159p


COELHO, N. A história da história. In: RIBEIRO, R. O Patinho Feio. São Paulo: Editora Moderna, 1995.p. 31.


GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1984.


MEIRELES, Cecília. Os melhores poemas de Cecília Meireles. Seleção de Maria Fernanda. 12. ed. São Paulo: Global, 2000.


OLIVEIRA, Cristiane Madanêlo de. A importância do maravilhoso na literatura infantil. Disponível em: http://www.graudez.com.br/litinf/marav.htm. Acesso em: 29/07/2011


OLIVEIRA, Cristiane Madanêlo de. Monteiro Lobato (1882-1948) - Lobato: um expoente brasileiro. Disponível em: http://www.graudez.com.br/litinf/autores/lobato/lobato.htm. Acesso em 29/07/2011

TAFNER, Elizabeth Penzlien; SILVA, Everaldo da. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: Asselvi, 2008.


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